Breve Retrospectiva

Nesta narrativa, a exposição de breves ocorrências, contadas de uma forma sucinta, cingi os anos compreendidos entre 1.906 a 2.012.

Em 1.906, um grupo de alemães constitui uma pequena escola para acolher e atender as crianças de sua comunidade. Surge então, em 19 de agosto de 1.906, a Escola Alemã de Altona. Na ocasião, a Senhora Danker cede sua modesta casa, em estilo enxaimel, para instalar a escola que passa a funcionar, inicialmente, com duas salas de aula e uma área, provavelmente o quintal de sua casa, para a prática desportiva. Os vinte e dois alunos iniciantes recebem aulas ministradas pelos moradores da própria comunidade local, na língua alemã, com um currículo conveniente para atender as necessidades do momento.

Já em 1.907 a aquisição do terreno é consolidada e a nova escola é inaugurada em 22 de agosto de 1.908. Muitos mestres destacam-se, no decorrer dos anos, pelo empenho e grande desempenho em prol da educação. Dentre eles, Max Humpel se sobressai por ter sido, segundo registros, o primeiro professor contratado pela comunidade.

No ano de 1.939, em virtude da nacionalização do governo, é introduzida a língua portuguesa como umas das disciplinas do curso primário. A partir daí, a escola incorpora-se à Rede Municipal de Ensino de Blumenau tendo como seu patrono o grande Joaquim Maria Machado de Assis. Neste ano esta unidade de ensino foi transformada em Grupo Escolar Municipal “Machado de Assis”.

No período de 1.950 a 2.000, a escola torna-se contemporânea ao seu tempo e a cada década cumpre o seu desígnio de escola modelo do município. O número de alunos, regularmente matriculados, cresce consideravelmente a cada ano que passa, fato este que implica, também, na ampliação do espaço físico da escola que sofre transformações e torna-se maior para atender a demanda discente, tendo, inclusive, que estender o atendimento para o Campus do IPT da FURB no ano de 1.992 a 1.995, ocasião em que atingiu o ápice de dois mil e sessenta e nove alunos. No de 1.950 é criado o curso primário complementar, anexo ao Grupo Escolar Municipal “Machado de Assis”.

No tocante a implantação de cursos, ao longo de toda época, a escola oferece o curso primário, o curso complementar, o curso ginasial, o ensino de 1º Grau, o pré-escolar, o ensino fundamental, implementação da informática pedagógica, além de projetos de grande intensidade educacional. Paralelamente a isso, cabe citar outras ações relevantes ao bom conceito da instituição, tais como: primazia por bons educadores; ampliação e modernização constante das instalações físicas, criação da Bandeira da Escola em 1.971/72. Em 23/10/1.973, a unidade de ensino passou a denominar-se Escola Básica Municipal “Machado de Assis”. Depois veio a construção do Ginásio desportivo, cuja inauguração acontece em 1.988. A partir do ano de 1.989 é implantado na E.B.M. “Machado de Assis” o ensino regular noturno, para jovens e adultos; criação do Hino da Escola em 1.994; criação da Galeria do Mérito Desportivo “André Junck” em 1.995; elaboração do primeiro Projeto Político da Escola em 1.996; construção da passarela em 1.999; reforma da fiação da energia elétrica em 2.002/03, entre outras. No ano de 2.000 o ensino regular passa a modalidade de ensino supletivo, com avaliação descritiva, conforme parecer Comed nº 011/00, Lei 5169/99 do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau.

No segundo semestre de 1.998, por determinação da Secretaria Municipal de Educação, no tocante a grade curricular, as aulas de Educação Física de 5ª a 8ª série, que antes eram ministradas no contraturno, passam a ser praticadas no período em que o educando cursa as demais disciplinas.

Nesse salto de tantos anos sabe-se que os conflitos de idéias e opiniões, surgidos em torno de interesses coletivos, muito contribuíram para a sólida construção de fundamentos que constituem o projeto político pedagógico.

Em 2.000, com a chegada do novo milênio, a escola conta com um número expressivo de estudantes, totalizando um mil setecentos e setenta e cinco alunos. Importante deixar aqui registrado, também, o nome dos educadores que, com determinação em fazer parte da trajetória educacional e administrativa, desempenharam com dignidade, seriedade, respeitabilidade e aptidão a missão do cargo de diretor ou diretora desta instituição. Segue a nominativa: 1.939 – 1.940: Maria Alzira Lima Leal; 1.940 – 1.941: Ecila Jobim Ferraz; 1.943 – 1.944: Maria Alzira Lima Leal; 1.945 – 1.966: Elsa Henriqueta Techentim Pacheco; 1.967 – 1.970: Walderez B. Deecke; 1.971 – 1.971: Matilde Maria Kraus; 1.972 – 1.983: Walburga Kröenke; 1.983 – 1.989: Luzia Reis; 1.989 – 1.989: Neli Spengler; 1.989 – 1.993: José Luiz Schneider; 1.993 – 1.994: Angelo Cemin; 1.994 – 1.995: Bernadete Venera de Borba; 1.995 – 1.998: Maria Luiza de Oliveira; 1.998 – 1.998: Jaime Bachmann; 1.998 – 2.005: Ivone Augusta Maronez; 2.005 – 2.010: Solange Eckelberg Clebsch; e, Denise Maas Vieira, na função desde 2.010.

O mérito do desempenho, independentemente do cargo ter sido ocupado por indicação da Secretaria Municipal de Educação, interinamente ou por intermédio do processo democrático de eleição direta para a direção de escolas da rede, é de todos.

Em 1.992, surge a necessidade de enquadrar essa escola pública no universo virtual. Ampliam-se, então, as oportunidades no grande desafio do ensino através da instrumentação digital na informática pedagógica em consonância às relações interpessoais, fator indispensável na prática habitual do saber e do ensinar deste educandário. No ano de 2.007 extingue-se a Educação de Jovens e Adultos.

No de 2.009 é implantado, pela Secretaria Municipal de Educação, o ” Sistema de Gestão e Documentação Educacional Nota 10″, o qual visa padronizar os registros escolares nas Unidades Educacionais da Rede Municipal. Apesar desta inovação o educandário não descarta o software de tecnologia da informação acadêmica Edusoft/Mentor/Escolar, utilizado na escola até o momento.

Hoje, aos 106 anos e enquadrada ao Ensino Fundamental de nove anos, a escola segue com programas, projetos e atividades que lhe asseguram um ensino de qualidade.